Por que as empresas devem dar oportunidade para quem não tem experiência?
- Jund Prest RH ConsultoriaRH
- 14 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a lista de exigências na contratação parece não ter fim, e fica difícil para quem não tem experiência conseguir um trabalho. Anos de experiência, inglês e espanhol fluente, graduação e pós graduação são apenas o pouco da lista de exigências.
Muitas empresas acreditam que contratar alguém sem experiência irá gerar custo e perda de tempo para a organização, pois terão de disponibilizar pessoal para treinar o novo trabalhador desfalcando a equipe, além de investir em treinamentos.
Mas quais as vantagens em contratar um funcionário com pouca ou sem experiência? São várias:
Estes profissionais geralmente chegam na empresa sem vícios - diferente dos demais que já passaram por outras organizações. Esses vícios tendem a atrapalhar o alcance dos objetivos organizacionais;
É mais fácil fazer com que ele vista a camisa e se comprometa com o sucesso da empresa;
Os profissionais sem experiência geralmente são os mais jovens. Eles costumam chegar ao mercado de trabalho com todo o gás;
Se adaptam mais fácil com a cultura da empresa. Trabalhadores que já passaram por outras empresas tendem a ter mais resistência para se adaptar a novas culturas;
São profissionais mais maleáveis e cheios de vontade de aprender coisas novas, beneficiando toda a equipe;
Costumam reclamar menos. Como ainda estão construindo sua carreira, querem mostrar serviço e competência;
Querem sempre agradar e, por isso, evitam se envolver em conversas paralelas com os demais integrantes do time de trabalho.
Assim, nem sempre o profissional mais experiente é o ideal para atuar em uma determinada atividade. Profissionais com pouca (ou nenhuma) experiência podem ser uma ótima escolha no processo de seleção.
E gestores, lembrem–se: o recurso da empresa é o HUMANO. Quanto mais motivado o funcionário tiver, maiores serão os resultados que ele trará para empresa.
Comments