O que mais motiva o funcionário?
- Jund Prest RH ConsultoriaRH
- 4 de out. de 2018
- 3 min de leitura

Motivar é reconhecer o valor, as competências técnicas e humanas do funcionário. O ser humano tem coração, tem sangue, emoções e sentimentos. Você já parou para observar como tem gente desmotivada trabalhando nas organizações? O cliente pede até pelo amor de Deus, para que um funcionário da loja, seja educado, gentil e atencioso, enfim, que preste um bom atendimento. Continua muito elevado o nível de desmotivação da força de trabalho das organizações públicas e privadas.
Afinal, o que mais motiva os empregados?
1 – Lideranças que Motivam
Se houver uma postura adequada de liderança as chances de motivar as pessoas no ambiente de trabalho são muito maiores. Não ter empatia, mostrar insegurança em tomadas de decisões, ficar procurando culpados, agir com desrespeito, fazer cobranças em excesso, favorecer um ou outro colaborador, não aceitar novas ideias, tomar para si ideias de outros, agir com arrogância e até mesmo com agressividade são ações de chefes ruins e não de líderes que motivam.
2 – Segurança e Estabilidade no Trabalho
Ultimamente, a instabilidade do mercado têm causado muita insegurança e gerado medo em colaboradores em todo o Brasil. Além disso, os drásticos cortes no quadro de funcionários em empresas de todos os portes têm abalado àqueles que permanecem na empresa. Inclusive, comunicar colaboradores face a face, respondendo às suas dúvidas e repassando informações com clareza e transparência são sempre uma boa pedida.
3 – Comunicação – A Chave da Motivação nas Organizações
No ambiente de trabalho, tudo gira em torno de uma boa comunicação. Comunicar com transparência possibilita mostrar ao colaborador o real significado de seu papel e o impacto que seus esforços trazem para a empresa, dois fatores chave para alcançar o engajamento. Além disso, uma das principais práticas para motivar as pessoas no ambiente de trabalho é a realização do feedback. Criar uma cultura de feedback é uma forma de reconhecer e valorizar a importância de cada um na empresa. A prática deve ter como objetivo a construção de melhorias contínuas através de uma comunicação direta e transparente.
4 – Expectativas de Crescimento
Não ter espaço para crescer profissionalmente faz com que muitos profissionais deixem de enxergar motivos para permanecer em uma empresa. É necessário estimular o colaborador a desenvolver cada vez mais suas habilidades e competências a fim de alcançar a satisfação profissional. Um plano de carreira bem definido, e que estimule o aprendizado, é essencial para mostrar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento dos funcionários.
5 – Metas
As metas podem alavancar a motivação dos colaboradores desde que sejam trabalhadas e orientadas a um destino que faça sentido Por outro lado, metas inatingíveis desmotivam e tiram a credibilidade daqueles que a definem por apontar um objetivo que não é alcançável com os recursos disponíveis. Por isso, traçar metas, dando espaço para sugestões e se atentando às necessidades, contribui com o sucesso do projeto e alcance de resultados.
6 – Reconhecimento – É Bom e Todo Mundo Gosta
Todos gostam de ter seu trabalho reconhecido. O reconhecimento do trabalho dos colaboradores é uma atitude de motivação e pode aparecer de várias formas. Pode-se elogiar o trabalho por meio de um e-mail ou diretamente, em um evento do qual o colaborador participe. O reconhecimento pode vir tanto pelo feedback da liderança, quanto por ações internas ou promoções.
7 – Bom Relacionamento Interpessoal
Ter uma boa relação com as pessoas no trabalho possibilita a criação de laços de amizade e garantem a melhora do convívio no ambiente de trabalho. Afinal de contas, geralmente passamos 8h por dia com as mesmas pessoas. Um ambiente sem harmonia e com constantes conflitos interpessoais cria diversas barreiras e torna-se um dos fatores de maior estresse no dia a dia, acabando com a motivação de qualquer profissional. E o que desmotiva os funcionários? - dar a mesma recompensa a todos no fim do ano, independente do desempenho individual; -usar ameaças ou coação para que o trabalho seja realizado; -tratar os empregados de forma burocrática e não como pessoas.
Pense nisto: Motivar é tratar as pessoas com dignidade e respeito.
Comments